Luto da comunidade negra de marabá
Perdemos nossa companheira Fátima Barros!
Liderança dos Quilombolas do Território de São Vicente, na divisa do Pará com o Tocantins. Mulher e educadora que lutava pelos direitos do povo negro, coordenadora da Escola Família Agrícola de Marabá – EFA, vinculada ao Departamento de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Marabá. Integrante das Carolinas Leitoras. Participava ativamente de várias ações de pesquisa e extensão, colaborando com os docentes e estudantes da Faculdade de Educação do Campo da UNIFESSPA. Oriunda de Araguatins, dedicou seus últimos anos servindo ao município de Marabá. Uma perda irreparável em nossa comunidade!
Não foi apenas mais uma morte por Coronavírus! Pesquisas têm demonstrado que a mortalidade por covid-19 é maior entre população negra em grandes capitais do país. São 250 óbitos pela doença a cada 100 mil habitantes. Entre os brancos, são 157 mortes a cada 100 mil [Instituto Polis, 2020]. A morte de Fátima Barros não pode entrar para essa estatística silenciosamente, as autoridades públicas de Marabá e do estado do Pará precisam reafirmar compromissos e medidas de prevenção, tratamento e enfrentamento à Covid-19 e de assistência social e financeira aos trabalhadores, comunidades e população negra como forma de evitar mais mortes pela doença. Estamos perdendo brasileiros e brasileiras que deixarão um imenso vazio nos seus espaços familiares, em suas comunidades, em seus ambientes de trabalho!
Nós, do N’Ubuntu, exigimos que a Prefeitura Municipal de Marabá e o Governo do Estado do Pará se pronunciem diante desta perda irreparável que representa a morte de Fátima Barros e anunciem medidas urgentes de apoio e assistência à população negra, aos trabalhadores e trabalhadoras da educação em situação de vulnerabilidade social diante da pandemia.
Aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Fátima Barros, nossos profundos sentimentos e desejos de forças nesse momento.
Precisamos re-existir a tudo isto e continuar na luta pelos direitos e vida do povo negro!
Fátima Barros, Presente!
Vidas Negras Importam!
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação – N'Ubuntu
Redes Sociais