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Disciplinas

O curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência da Educação (FACED) da Unifesspa oferta periodicamente disciplinas que visam a formação de futuros professores para atuar em contextos das relações étnico-raciais, promovendo o desenvolvimento da aprendizagem no âmbito de questões que buscam elevar o potencial humano no enfrentamento de preconceitos, racismos e outras formas de violências contra a população negra.

As disciplinas fazem parte do Projeto Pedagógico Pedagógico do Curso de Pedagogia e são ofertadas de modo eletivo nesse curso, porém a matrícula é aberta a discentes de outros cursos da Unifesspa e de interessados da comunidade externa , neste último caso, podem participar como ouvintes com certificação de participação.

 

DISCIPLINAS

 

1. Fundamentos de Educação das Relações Étnico-Raciais – 60h

Ementa: Análise reflexiva sobre os processos sócios históricos de atribuições de competências dos sistemas de ensino, visando o conhecimento da política educacional no âmbito da Educação das relações étnico-raciais. Orientações e ações didático-pedagógicas nas modalidades de ensino e as relações étnico-raciais: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Educação Quilombola. Currículo e Projeto Político Pedagógico e as relações raciais.

 

2. Fundamentos Antropológicos, Históricos e culturais afro-brasileiros e africanos na educação – 60h

Ementa: Valores civilizatórios do continente africano. Fundamentos antropológicos para a compreensão da África antes da invasão europeia. As ideias racistas, o negro e a educação. Consciência política e fortalecimento da identidade e de direitos da população negra no Brasil. Aprofundar a educação patrimonial marcada pela cultura de raiz africana, a oralidade, corporeidade e das artes. Organizações do Movimento Negro em diferentes dimensões históricas.

 

3. Práticas e ações educativas, consciência política e história da população negra no Pará e no Brasil – 60h;

Ementa: História da educação do negro no Brasil. Racismo, Democracia racial, e a ideologia do branqueamento: mitos estruturantes na sociedade brasileira. Processos de organização negra: quilombos, irmandades e associações recreativas, culturais, religiosas na região Norte. Diferentes dimensões do Movimento negro e educação. Propostas pedagógicas produzidas pelo movimento negro no Brasil. História e cultura afro-brasileira na região do Pará. Caracterização e dimensão da luta antirracista no Pará. Ações educativas de combate ao racismo e as discriminações no Brasil. O racismo e a discriminação racial e a construção de ações afirmativas nos diferentes níveis de ensino da educação.

 

4. Movimentos sociais, educação popular e escola: dimensões contextuais no Pará e no Brasil – 60h

Ementa: Teorias dos movimentos sociais no Brasil. Estudo das diferentes formas de educação que se correlacionam com os movimentos sociais, compreendendo seus objetivos, funções, estrutura e funcionamento. Análise das condições sob as quais operam os programas e as práticas educativas desenvolvidas pela escola na produção do saber social e sua apropriação. A educação popular como alternativa as práticas da educação pública. Diferentes dimensões educativas produzidas pelos movimentos sociais no Brasil. Movimentos sociais, cultura e educação no Pará.

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