N'umbuntu em Revista - v. 01, n.01 (2014)
V. 01, N.01, 2014
ISSN: 2358-9825
O primeiro númmero do "N'UMBUNTU EM REVISTA" expressa um esforço incipiente, mas, desde já, coletivo no sul e sudeste do Pará, em trazer à tona os primeiros debates, provocados pelo N'UMBUNTU, na região amazônica sobre as relações étnico-raciais, ainda que em seu primeiro momento de criação esteja mais centrados nas formas de organização da população negra, em face do perfil de seus idealizadores, cujo trabalho de pesquisa tem se direcionado a esta temática especifica.
O Debate propiciado pelas ações de ensino, pesquisa e extensão do N'UMBUNTU e o conteudo da revista refletem a necessidde em que se consolida , dentro e fora do espaços acadêmicos à importância de como a população negra e demais setores marginalizados na região sul e sudeste do Pará, na tentativa de superar o desconhecimento, a falta de pessquisas e reflexões que problematizem estas temáticas nesta parte do país.
É relevante destacar que ainda há, por parte de setores da academia uma preocupação em privilegiar debates de conhecimentos, que não abordam de maneira consistente a participação da população negra e indígena, principalmente, nos processos de discussão em torno de temas que impactam a região norte como a mineração, os conflitos agrários, os modelos de desenvolvimento entre outros temas emergentes.
Este limite acadêmico se reflete na ausência de políticas públicas, que levem em consideração as categorias raças e etnias como importantes para pensar nos processos civilizatórios produzidos por estas populações nesta parte do país. Sobretudo, no campo educacional onde não se percebem ações, que contribuam nos processos de implementação da legislação, que determina estudos, análises e práticas educativas sobre a educação das relações étnico raciais.
Ivan Costa Lima
Gisela Macambira Villacorta
SUMÁRIO
- Pg. 007 - Homenagem a Nelson Mandela
José Walter Pires
- Pg. 009 - Apresentação
Ivan Costa Lima; Gisela Macambira Villacorta
ARTIGOS
- Pg. 015 - N'UMBUNTU em Ação: População Negra no Sul e Sudeste do Pará, Processo de Extenção e Pesquisa.
Ivan Costa Lima; Deyze dos Anjos; Jaqueline Dayane; Raiane Ferreira.
- Pg. 043 - Territórios de Migrantes: a Alteridade Representada pelo Bairro São Feliz na Cidade de Marabá (PA).
Idelma Santiago da Silva.
- Pg. 043 - Representação Social do Negro nos Livros Didáticos de História.
Brisa Guimarães da Cunha; Joseellen Salgado da Silva Alcântara.
- Pg. 089 - Dança/ Arte/ Educação, Africanidades Cajazeirenses em Evidência no Ilê Axé Runtó Rumbôci: um Estudo de Caso.
João Vieira da Silva Júnior; Maria Bianca Oliveira Fernandes; Piedade Lino Videira.
- Pg. 115 - Pedagogias de Religiões de Base Africana, Transmissão do Conhecimento e Prática Cultura.
Reginaldo Ferreira Domingos
DOSSIÊ
- Pg. 143 - Religiões de Matriz Africana em Marabá/PA.
Ivan Costa Lima; Deyziane dos Anjos; Raiane Mineiro Ferreira.
Pg. 165 - ENTREVISTADOS.
Pg. 179 - NORMAS PARA COLABORAÇÃO PARA "N'UMBUNTU EM REVISTA"
Redes Sociais